Cinema

O Sistema (2013)

É estranho, sim, muito estranho, pois quando um filme é bom mesmo, você nunca sabe o que dizer sobre. Talvez porque tenha muito a falar ou porque o tal filme seja bom demais para você conseguir se expressar… blah blah blah de lado, O Sistema (The East) se encaixa muito bem nessa situação e, olha, é muito mais que um bom filme.

“Spy on us, we will spy on you.”

Moralmente perturbante, é isso o que tenho a dizer, primeiramente, sobre The East. Não dá para desligar a TV sem pensar, por alguns minutos, sobre o que acontece mundo a fora por culpa da ambição e do egoísmo dos poderosos. Não dá para botar sua cabeça no travesseiro sem pensar no regime desumano em que vivemos, no qual a felicidade é vendida em potes descartáveis, mas nunca vem. Não dá. Simplesmente não dá. Moldando-se ao roteiro de Zal Batmanglij e Brit Marling (a própria atriz que representa a personagem principal), todas essas críticas se transformam em uma história eletrizante, cheia de curvas e momentos em que o coração falta sair do peito.

original1-jpg_211027

Quanto ao enredo, ai vai: uma organização anarquista anda aterrorizando os executivos de grandes empresas que, dia após dia, destroem o ambiente e as vidas de pessoas comuns e inocentes. Tal grupo, chamado The East, organiza três peças, três emboscadas, mas Jane Owen (interpretada por Marling), agente de uma empresa secreta de inteligência, é selecionada para espionar e sabotar o grupo. O que ela não esperava era uma completa reviravolta em sua maneira de encarar todos os costumes, todas as instituições e todos os minúsculos fios que tecem a vida.

alextece1

As atuações, aliás, são lindas. Brit Marling, Alexander Skarsgard e Ellen Page fazem um ótimo trabalho como personagens fortíssimos e que mexem mais com você do que é esperado. Fotografia e trilha sonora, então, um espetáculo. Sobre o chacoalhar que esse filme dá em sua cabeça, então, nem preciso falar. Ainda estou sob os efeitos dele, querendo assisti-lo toda hora, analisá-lo mais profundamente. É bom que vocês façam o mesmo e fiquem tão balançados como eu (o que é impossível não acontecer). Garanto que vão se apaixonar por tudo que esse filme oferece, desde os problemas da nossa atualidade até o que tanto nos corrompe.

Ah, e depois é bom vocês começarem a acompanhar o trabalho da Brit Marling, porque essa menina é: SENSACIONAL.

 

FICHA TÉCNICA


Direção: Zal Batmanglij
Elenco: Brit Marling, Alexander Skarsgard, Ellen Page, Shiloh Fernandez, Patricia Clarkson, Toby Kebbel, Aldis Hodge.
Roteiro: Zal Batmanglij, Brit Marling.
Duração: 116 min.
País: Estados Unidos da América.
Gênero: Suspense.
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★★

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    I Origins (2014) - Who's thanny?
    08/05/2015 at 3:02 pm

    […] que assisti ao filme O Sistema, sou completa e irrevogavelmente apaixonada pela Brit Marling. Então, quando li a sinopse de I […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge