Literatura

O Leitor de Almas, Paul Harper

Não é que minha sorte com livros tenha acabado. Mas sinto falta de me desesperar para acabar uma leitura, viu?

uso qualquer coisa como desculpa pra colocar um gif do Moriarty, sim ou claro?

Lore Cha e Elise Currin não se conhecem, mas tem muito em comum: ambas são esposas de poderosos empresários e estão tendo um caso com o mesmo homem; além disso, se consultam com a mesma psicanalista, Vera List. E é Vera quem percebe que há algo muito errado com suas pacientes e que homem com quem elas saem sabe demais – impossivelmente demais. Então a mulher procura Marten Fane, conhecido por sua perspicácia e discrição. Fane e sua equipe tem de correr contra o tempo para acabar com uma trama ainda mais perigosa do que eles pensavam.

O Leitor de Almas é um livro bom. É mesmo. É surpreendente, seja com sua história ou com os personagens, a escrita é maravilhosa e tanto o vilão quanto o mocinho são genuinamente interessantes. É um bom livro, sem dúvidas. Mas, oh boy, como demora pra engrenar!

Veja bem, a obra de Paul Harper começa morna. Extremamente morna. Demora. Muito. Pra. Ficar. Bom. A leitura vai se arrastando até um plot twist que parece mais um grito de “AÍ SIM, AGORA VAI!!!!”. Vale a pena passar pelas torturantes primeiras 100 páginas, de verdade. Mas senti falta daquele sentimento inicial de “Opa, esse livro é bom, OPA NÃO VOU CONSEGUIR PARAR DE LER ENQUANTO NÃO CHEGAR NA ÚLTIMA PÁGINA OMG”.

“É o espírito do nosso tempo. Assistir a autodestruição das pessoas, observar vidas que vão por água abaixo, é nosso passatempo nacional. Somos viciados em segredos sujos.”

O que mais gostei no livro, porém, foi a parte psicológica. É cruel, dá raiva e o autor soube usar isso a seu favor. O vilão é tão inteligente que literalmente brinca com a cabeça de suas vítimas. E o propósito disso é outro ponto positivo, pois é inesperado e nem um pouco clichê. A única coisa acerca do vilão que eu esperava mais foi seu fim. MAS DEIXA QUIETO.

Os outros personagens são bacanas, principalmente Fane e Roma (e seu relacionamento, claro). Já as vítimas Lore e Elise não me cativaram e eu nem estava me importando caso alguma delas morresse. Aliás, elas duas me irritaram DIVERSAS vezes (não tenho coração, yep), e eu realmente quis dar um tiro na cabeça de cada uma para acabar com o mimimi. Porque personagem mimizento bom é personagem mimizento morto.

E a única coisa que achei tensa foi o intervalo de tempo em que tudo acontece. É estranho ver tanta coisa ocorrendo em menos de uma semana. Tão estranho que dá até pra esquecer esse detalhe.

“Somos todos seres humanos, e nada do que é humano nos é indiferente, certo? Se formos honestos com nós mesmos. A escuridão está lá, dentro de todos nós. Basta pôr o dedo na ferida, deixá-la sair.”

Enfim. O Leitor de Almas é um livro bem legal, apesar de seu início maçante. Tem personagens dignos em sua maioria e plot twists bacanas. Quem curte um bom thriller vai gostar dele, creio eu.

P.s.: Só queria dar uma reclamada pela sinopse feita pela Paralela, que dedura o nome do vilão. Posha, gente, é tão legal não saber o nome real do cara e vocês simplesmente dizem sem mais nem menos? NÃO CURTO, ACHO OFENSIVO.

INFORMAÇÕES

Título: O Leitor de Almas
Autor: Paul Harper
Número de Páginas: 232
Edição: 1ª – 2012
Editora: Paralela
Preço: R$24,90
Classificação: ★★★½☆

 

 

 

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Nathália
    04/02/2013 at 3:21 pm

    Oi Sam e Thanny :)
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei a trama bem interessante. O duro é quando o livro demora pra engrenar né, a gente desanima antes mesmo de começar a gostar…
    Poxa, não acredito que na sinopse é divulgado o nome do vilão O.o que sem noção isso!
    Adorei a resenha ;)
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland
    Nathália recently posted..Resenha – O Lado Bom da VidaMy Profile

  • Reply
    Ana Death Duarte
    04/02/2013 at 7:12 pm

    Poxa, sinopse que divulga nome do vilão é tenso =(

    Uma vez desisti de ler um livro da Agatha Christie justamente pq li em algum lugar, NUMA RESENHA, CORROR, q o nome do vilão aparecia na página UM do livro… nem vou dizer qual é, mas deu raiva =(

    Enfim, já resenhamos esse livro lá no icult, mas não fui eu quem li… e ando mais pra outro tipos de leituras, apesar de ter amado Ten, da Grtchen McNeil, mas é um thriller/suspense de serial killer à la teen slasher movie, q amo xD

    Acabei de ler um sobre fantasma e, milagrosamente, a resenha saiu na hora hehehe

    Bem, vou nessa q SÓ tenho 1.999.444.535 livros ainda pra ler, LOL XD

    /cute /cry
    Ana Death Duarte recently posted..Resenha de livro em inglês #7 – Hawthorne – Sarah BallanceMy Profile

  • Reply
    Thayná
    04/02/2013 at 8:36 pm

    “uso qualquer coisa como desculpa pra colocar um gif do Moriarty, sim ou claro?”
    Óbvio.

  • Reply
    Tarsila Martins
    05/02/2013 at 12:06 am

    Ai, eu tive que rir com a resenha, super divertida. Enfim… Tô lendo um livro que parece ser assim, bem maçante no início, na página 200 que começa a melhorar e olha que o livro tem 270 e poucas páginas. Mas esse livro parece bem legal, interessante, eu nunca tinha ouvido falar nele, espero ter a oportunidade de lê-lo. E gostei quando li que não era nem um pouco clichê, cansei de clichês :p
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

  • Reply
    Elis Culceag - Arquivo Passional
    10/02/2013 at 1:25 am

    /smile Oi Sam!
    Curti pra caramba sua resenha e gargalhei quando disse que não se importaria muito com a morte da Lore e Elise, também não aprecio mimimi de personagens rsrsrs… E detesto spoilers em sinopses e contra-capa /roll
    Beijos… Elis Culceag.
    Elis Culceag – Arquivo Passional recently posted..[Sorteio Livro] Meu amor, Meu bem, Meu querido + Ecobag + Cupom de Desconto Cia.dos Livros!My Profile

  • Reply
    Vanessa
    12/02/2013 at 5:46 pm

    Nome do vilão dedurado já na sinopse? Mancada!
    Não curto muito esse tipo de livro, mas quem sabe um dia eu dê uma chance a ele! :-)

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge