Música

K-PopTop: Melhores do primeiro trimestre de 2017

Olá, migos e migas, e sejam bem vindos a nossa nova coluna! Aqui nós vamos dar aquela observada gostosa nos MVs de k-pop lançados no primeiro trimestre do ano e destacar os melhores dos melhores, as músicas mais legais e vídeos mais interessantes. Assim você pode conhecer coisas novas e/ou tirar o atraso porque a vida é corrida e eu sou gente boa desse jeito.

“Mas, Sam, quais são os critérios????!!!” Então, fiz o favor de tentar assistir a maioria dos lançamentos de cada mês (e foram em média 40 cada, sofri bastante) para tentar ser justa com artistas menos conhecidos. Por ser uma lista pessoal, vai ser baseada no meu gosto, PORÉM tentarei ser o mais eclética possível. Só não prometo músicas lerdas porque preciso continuar acordada para escrever isso.

Vamos começar a festa? BORA.

JANEIRO

HIGHLIGHT – SEVENTEEN


Seventeen anda sendo conhecido por suas coreografias, então nada mais justo do que dar uma faixa para o time de performance. Os sets aqui são simples, mas funcionam por dar destaque para os meninos e a dança, e o uso das luzes é efetivo ao delinear as silhuetas durante a ótima coreografia. A música é animada, é claro, dando liberdade para que os moços mostrem seu talento e carisma. O time sustenta bem os vocais e os versos são dinâmicos, e, apesar do refrão simples, o resultado é uma música muito boa e um MV digno.

EXCUSE ME – AOA


O conceito vintage é um amor, as roupas são bonitas, o MV te deixa ver cada uma das moças direito, as meninas estão lindas como sempre, a música é ótima e envolvente com um instrumental interessante e refrão cativante, além disso a coreografia é pra mexer a bunda.  Talvez a faixa se beneficiaria caso o segundo rap não existisse, já que faz tudo parar pra virar outra coisa, mas não estraga o conjunto da obra. Excuse Me fez bem ao contrastar a inferior Bing Bing, e mostrou o melhor lado do grupo com maestria.

HOBGOBLIN – CLC


Ganhando uma renovação, as garotas irreverentes viraram chutadoras de bunda nesta faixa forte que, apesar de não ter o conceito ou som mais original do mundo, simplesmente funciona. O figurino funciona, a coreografia funciona, os cenários funcionam, e mesmo que o estilo tenha caído melhor em algumas e não tão bem em outras, cada uma das meninas consegue se destacar. Tem gente linda, tem vídeo legal, é tudo muito bacana e eu te desafio não cantarolar esse negócio o dia inteiro.

CHASE ME – DREAMCATCHER


Qualquer grupo que tem a coragem de debutar em plena Sexta-feira 13 merece atenção, e a versão satânica do GFRIEND traz um novo mundo para o k-pop com guitarras barulhentas e coreografia energética. As gurias chegaram pra brilhar com seu conceito de terror, e o MV faz as honras com a história assustadora, sendo creepy e legal com um toque de O Iluminado. Mesmo que você não se interesse nesse tipo de música, é provável que acabe cativado pela ótima execução do estilo, que faz com o Dreamcatcher se distinguir com facilidade.

LIMITLESS – NCT 217


É excelente quando você jura que uma música vai ser puro clichê de hip-hop e acaba levando uma bomba na cara, e é o que acontece com Limitless. Começa um pouco vazia, mas o refrão é realmente bom e faz todo o resto valer a pena. Os vocais trazem um tom mais calmo até que o coro te estapeie de novo e esse contraste funciona de forma satisfatória aqui. Além disso, Taeyong arrotando adiciona bastante, não vou mentir. O vídeo original é meio idiota, então fique com a versão de performance e aproveite a coreografia direitinho.

MYSTERIOUS – HELLO VENUS


A música é divertida e gruda na cabeça em 2 segundos, mas o vídeo acaba sendo o mais impressionante: os belos cenários tem uma vibe meio Wes Anderson com sua paleta de cores, o que é sempre um positivo, e o set holográfico é ma-ra-vi-lho-so, deixando claro que gastaram dinheiro nesse negócio e os resultados não desapontam. As moças estão lindas e suas roupas também, e tem homem bonito para agradar todo mundo, como não amar? Gente bonita, MV bonito, música bacana, tudo digníssimo.

Menções honrosas

I Wait – Day6: Soa como 3 músicas em uma, mas as três são legais então está tudo bem.

Bomb – Ravi feat. San E: Divertido, eficaz e San E sempre parece estar vomitando. Aprovado.

Touch – Shinhwa: Não é seu melhor release, mas eu gosto dos tiozões, me deixa.

Your Wedding – Jun. K: Não gosto de baladas, mas a voz do Jun. K é ótima pra cair no sono.

FEVEREIRO

YESTERDAY – BLOCK B


MV fofinho e colorido que mostra os membros se divertindo e parecendo feliz de estar ali. A música é animada e mostra que o Block B é excelente tanto fazendo baladas quanto faixas mais alegres. Membros ignorados deixam de ser ignorados e o instrumental não para por completo para inserir raps, então a coisa toda flui propriamente e os versos são bem incorporados. Se você está triste e/ou desanimado, coloque Yesterday em um loop e seu humor deve mudar porque é tudo muito lindo e feliz, okay.

NOT TODAY – BTS


Pelo menos o BTS é legal o suficiente para lançar uma música que presta depois de Spring Dayzzzzzzzzzzzzz, voltando à suas raízes de coreografias complicadas e melodias cativantes. Tá que o instrumental soa como um enxame de abelhas e a estrutura é basicamente Fire 2.0, mas isso não é ruim. O vídeo é menos artístico e se foca em dança, o que é excelente, e ainda assim alguns sets são divinos. Certos membros até parecem mais felizes perfomando, o que é sempre lindo de assistir. Quem tem música escandalosa como ponto fraco deve amar Not Today.

DON’T RECALL – K.A.R.D


Menos animada e mais intensa que sua faixa anterior, Oh NaNa, Don’t Recall segue as tendências musicais atuais de um jeito próprio. Sendo um grupo co-ed, eles sabem usar as vozes femininas e masculinas sem ficar estranho, e o tom sexy e instrumental envolvente são efetivos. O MV é simples, mas eles fazem funcionar, especialmente com sua coreografia. A música também tem apelo internacional, então não é surpresa que exista uma versão dela em inglês. O desafio aqui é não cantarolar “TANDANDANTANDAN” o dia inteiro.

1.2.3 – B.I.G


Uma daquelas músicas que já começam ótimas e só melhoram, 1.2.3 é um throwback disco da melhor qualidade, e é fácil se enfiar num loop eterno da faixa. É simplesmente agradável e bem feita, e nunca perde o impacto inicial, mesmo ouvindo-a 400 vezes. As harmonias do refrão são lindas, o MV é colorido e divertido, os meninos são fofos e conseguem sustentar ternos rosa, tem um macaquinho no meio, é um amor. Não tem como não amar um boygroup que ousa balançar a bunda, gente.

KISS ON THE LIPS – MELODYDAY


Seguindo a fórmula de girlgroups para seu MV, mostrando cada moça em um cenário diferente e tornando mais fácil distinguir quem é quem, o MelodyDay não está para brincadeira. Com influências de reggae em seu instrumental (reminiscente do sucesso do finado Wonder Girls, Why So Lonely), elas cativam com versos calmos que levam ao forte coro, e até a pausa para o rap soa bacana. As vozes são bonitas, a coreo é legal e dá vontade de mexer o bumbum, as gurias são fofas e talentosas, aprovadíssimo.

A GIRL LIKE ME – GUGUDAN


Ainda na linha de instrumentais que soam como um ataque de insetos, temos uma faixa estranhamente viciante. Parece um monte de sons que foram jogados num liquidificador: é barulhento, mas não de uma forma irritante. O vídeo também tem o padrão de girlgroups, porém de um jeito criativo que acaba dando um visual interessante ao conjunto da obra. É estranho, mas bom estranho, e é por isso que essas lindas ganharam destaque nessa listinha.

Menções honrosas

Black or White – Cross Gene: Soa como uma música velha do SHINee, só que com mais sangue.

Curtain – Suho: Baladinha genérica, mas a voz do Suho é um amor, tchau.

Rookie – Red Velvet: Moças saindo do armário enquanto tem alucinações, como não amar?

Circle’s Dream e Strawberry – Subin: Ambas faixas são lindas e a voz da Subin é uma delícia.

MARÇO

BEAUTIFUL – MONSTA X


Pegando as melhores partes de Trespass e Fighter, o grupo une as buzinas do capeta energéticas com um refrão sexy e cheio de sintetizadores e o resultado não desaponta. A mudança de conceito cai bem nos meninos, o vídeo é bonito em geral e a coreografia é ótima como sempre (principalmente as jogadas de ternos). Membros subestimados ganham holofote e linhas (destaque para o sempre de lado Hyungwon, que tem a parte mais legal da música), e é difícil não se render a essa maravilha.

WEE WOO – PRISTIN


De vez em quando uma música chega e todo mundo diz que é ruim, mas você discorda e coloca em sua lista de “Melhores do trimestre” assim mesmo. É compreensível que muitos não gostem de Wee Woo, e, okay, não é a melhor coisa do mundo: os quase-raps não tem o impacto que beneficiaria o contido instrumental e as letras são um TERROR. E ainda assim não consigo não amar esse troço. É divertido, é fofo, é chiclete e eu adoro essa música e o MV é perfeito, beijos.

WAKE ME UP – B.A.P


B.A.P retornou para lançar outro hit que vai ser ignorado, e o assunto desta faixa é importante e pessoal para o grupo, o que faz a coisa toda brilhar em outro nível. O instrumental aposta no uso de guitarras e batidas desde o começo, cada verso soa emocional e move a música, e os raps praticamente explodem seu ouvido. É pra ser aproveitado no último volume, de verdade. O vídeo é fantástico e a mensagem importa; mesmo que as coisas estejam ruins, o sol sempre vai nascer de novo, e o B.A.P vai continuar sendo um dos melhores grupos da Coreia do Sul.

FINGERTIP – GFRIEND


Misturando belo surrealismo e uma música que poderia está na trilha sonora de Kung Fury, as moças retornam fazendo barulho, e que barulho bom, meu povo! Abandonando de vez aquele conceito de estudantes idiota, o grupo opta por um visual mais adulto, e a faixa-título segue esse caminho também, melhorando o instrumental que elas usam com frequência e tornando-o mil vezes mais interessante. Tudo agrada os olhos e ouvidos e é ótimo ver as meninas tentando se matar com armas coloridas.

I’LL BE YOURS – GIRL’S DAY


86 anos desde seu ultimo comeback, o Girl’s Day finalmente voltou com um lançamento divertido que mistura tons de jazz com guitarras para nos lembrar do que estávamos perdendo. Cada membro se destaca, todo mundo soa bem (especialmente Sojin) e as moças estão lindas como sempre. PORÉM você imaginaria que com o dinheiro que elas ganham a agência arrumaria uns cenários mais interessantes, né não? Talvez eles gastaram tudo queimando o piano, o que explicaria o horror que são aqueles maiôs brilhantes. ENTRETANTO nada disso estraga o quão awesome essa música é, graças a Deus.

MOVIE – BTOB


BTOB está voltando para seu som mais divertido e a gente ganhou uma música divertida dessa vez, ainda bem. O conceito é uma glória por si só, tendo cada membro atuando em uma cena icônica ou um clichê do cinema, e mesmo com Ilhoon fazendo cosplay do pior Coringa de todos os tempos, não consigo odiar. Não é nenhuma obra de arte, e a cantoria é aguda demais aqui, mesmo para talentosos vocalistas como eles, mas como o resultado em geral é um amorzinho e mostra a face zoeira do grupo, estejem aprovados.

Menções honrosas

Eyez Eyez – Victon: Outro grupo que soa um pouco como o SHINee, que maravilha!

Take It – MVP: O que falar desses migos que mal conheço e já considero pacas?

B-Day – Lucy: Kisum gesticulando é hilário, mas a música é super legal.

Between Us – CNBLUE: Usando celular tijolão em 2017. É a crise.

Cricket Song – Moon Hyuna: Que MV lindo. É só isso que tenho a dizer.

Caso você tenha sua própria listinha de favoritos, compartilha nos comentários! Opiniões diferentes são ótimas e adoro ver o que vocês curtem, então pode falar aí, caro leitor.

Mas vamos ser sinceros, nenhum release importa tanto quanto os verdadeiros reis do k-pop. Tchau.

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Amanda
    May 10, 2017 at 12:11 pm

    #JusticeForHyungwon graças a Deus que ele conseguiu mais lines em Beautiful.
    Dreamcatcher versão satânica de Gfriend socorro adorei

    • Reply
      Sam
      May 10, 2017 at 8:24 pm

      Monsta X não lembra de menino Hyungwon, mas a gente lembra! e pfvr Dreamcatcher viu Gfriend, achou que tava faltando um pouquinho do capeta e mostrou como se faz, ícones do kpop.

    Leave a Reply

    CommentLuv badge