Literatura

Feita de Fumaça e Osso (Feita de Fumaça e Osso #1), Laini Taylor

Por Byzinha

feita de fumaça e osso

Estou tendo dificuldade para formular essa resenha por muitos motivos. 1) Vôlei. Tem tirado a minha concentração. Bendita hora em que minha cidade resolveu ter dois times de alto nível; 2) ainda não sei se gostei do livro.

Na verdade eu acho que talvez eu esteja me tornando uma leitora de segunda, já que tenho me interessado mais por esportes do que por livros (assistir. não jogar, que fique bem claro). 2012 talvez só tenha sido um pouco infeliz para a literatura, enquanto o cinema deu um show (não o nacional, o nacional foi deplorável em 2012). Estão vendo? Eu to tagarelando! Vamos ao que interessa.

Feita de Fumaça e Osso (Daughter of Smoke and Bone, no original) nos conta a história de Karou, uma garota de quase 18 anos, aluna de artes em Praga, com seu longo cabelo é azul – que nasce azul -, suas tatuagens (que começam por dois estranhos olhos que nunca desbotam nas palmas de suas mãos) e seu trabalho extra-curricular meio estranho: ela lida com comerciantes de dentes. Isso mesmo, dentes. É para o que foi treinada, porque é o ambiente que cresce, entre demônios – ou melhor dizendo, quimeras – num portal que liga nosso mundo ao das criaturas mágicas.

Sua vida relativamente tranquila ganha ares de aventura quando marcas de queimado na forma de mãos começam a aparecer nos portais ao redor do mundo e, determinantemente, quando um anjo chamado Akiva entra em sua vida pronto para matá-la, mas não consegue.

Feita de Fumaça e Osso é extremamente bem escrito. Li relativamente rápido, todos os seus personagens – TODOS – são muito bem desenvolvidos e a história faz muito sentido do início ao fim. Quero dizer, Laini é dessas autoras que você simplesmente sabe, enquanto lê, que vai ter suas dúvidas respondidas. Alguns pontos são previsíveis, mas num sentido que você fica se perguntando qual a ligação. E ela responde.

Inclusive o título faz MUITO sentido. De verdade, foi uma história muito bem pensada.

Meu maior problema é que acho que li querendo que acabasse logo, li rápido para que chegasse no final logo. Talvez seja porque eu li o resumo do livro 2 e queria saber o quanto antes como a história chegava naquele ponto, talvez eu esteja acostumadinha a jogos de duas horas, velozes e decisivos, para ficar parada lendo e lendo e lendo.

Acho que estou sofrendo de ansiedade literária e, por consequência, não to conseguindo ler nada, sei lá. Eu tive certeza que minha crise era das grandes quando me perguntaram qual o livro que eu mais gostei ano passado e minha resposta foi um que li em fevereiro (!!! – Fault, caso estejam curiosos).

De qualquer forma, quero que vocês entendam que por mais que meu livro não tenha sido grifado dessa vez, ou que eu tenha lido rápido só para saber o final, Laini escreveu um livro – uma série – de altíssima qualidade, de um jeito top de linha que você deveria, não é por nada não, colocar na sua lista de leituras.

E com licença que eu vou ali aprender umas técnicas de controle de ansiedade.

informações

Título: Feita de Fumaça e Osso (De Fumaça e Osso #1)
Autor: Laini Taylor
Tradução: Viviane Diniz
Número de Páginas:
Edição: 1ª – 2012
Editora: Intrínseca
Preço: R$29,90
Classificação: ★★★☆☆

 

 

You Might Also Like

11 Comments

  • Reply
    Amanda Faustino
    15/01/2013 at 9:53 pm

    Quero tanto ler esse livro. Parece ser tão bom! Pena que você não gostou tanto assim…

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.
    Amanda Faustino recently posted..Chegou Pra Mim… #28My Profile

    • Reply
      Byzinha
      16/01/2013 at 3:46 pm

      Eu gostei mas não gostei. É complicado. Mas leia que é muito bom.

  • Reply
    May
    16/01/2013 at 9:59 am

    Eu não li e nem tenho esse livro ainda, mas confesso que a história dele me deixa curiosa, junto com a sua resenha! Quero comprá-lo logo! T.T

    Beijinhos,
    May :*

  • Reply
    Gabi
    17/01/2013 at 1:15 am

    Nossa, se mesmo você não tendo certeza se gostou, você diz que o livro é bom e que deve estar na estante, é porque pelo menos vale a pena conferir. E de vez em quando todo mundo precisa relaxar e dar um tempo nas leituras, acontece. POr mais que a gente ame, a gente precisa viver outras coisas também

    Beijitos
    Gabi recently posted..Eu Quero #23My Profile

  • Reply
    Ceile
    17/01/2013 at 4:49 pm

    Ah, By, sei como se sente e nem sou assim viciada em vôlei…
    Eu achava que tava gostando muito do livro (por causa de tudo isso aí que vc falou da autora saber escrever e talz), mas eu parei de ler e não sinto falta, e… EU PAREI DE LER. Tipo, se tivesse tão bom quanto eu achava, não iria largar, né?

    Não sei se é frescura literária ou desapego ou pressa e talz…

    Beijo!

  • Reply
    David
    17/01/2013 at 10:56 pm

    Esse livro é realmente tão bom assim? Pq tipo, o nome é tão estranho. Sei la
    David recently posted..News!My Profile

    • Reply
      Byzinha
      17/01/2013 at 11:45 pm

      Ele é. E o título faz MUITO sentido, quando você ler vai entender.

  • Reply
    Giovana Joris
    21/01/2013 at 12:34 pm

    Cara, faz um tempo que eu li esse livro e PQP, li tão rápido, mas tão rápido que para um pessoa que tem o tempo de leitura tão reduzido quanto o meu, é, de verdade, surpreendente. Recebi o livro e não tava esperando nada demais dele, mas o kit da intrinseca era tão fucking lindo, que tipo, comecei a ler na hora. Não me arrependi nenhum segundo de ter lido. A Karou é uma das melhores personagens que tive o prazer de ler ano passado, e a história… tudo faz tanto sentido que as vezes dá medo de ver como tudo é incrivelmente ligado, entrelaçado e, ai meu Deus. Sou fã.
    Acho que entendi o porque de voce não saber se gostou ou não… Quando a gente quer muito que chegue ao fim, muitas vezes não aproveitamos a história ao máximo né?
    Ah, e By, sou fã das suas resenhas.
    Beijo!

  • Reply
    Raissa
    24/01/2013 at 5:07 am

    Ahahaha, quero muito ler esse livro, só vejo resenhas positivas sobre ele, e tbm já li que os personagens são mesmo ótimos! :)

    Meniine, aproveita que vc tá aí, toda nos esportes e se anima pra praticar tbm! É ótimo pra controlar ansiedade. :)

    bjão!
    Raissa recently posted..Habibi – Craig ThompsonMy Profile

  • Reply
    Agatha Menezes
    01/02/2013 at 8:51 pm

    Eu ri com essa. Mas já ouvi falar bem do livro em outro lugares (leia-se FB) e tô querendo ler… Vai entrar pra lista de compras de 2013

  • Reply
    Flávia
    24/07/2017 at 9:37 am

    Meu próximo livro de cabeceira. Ameeeeeeei seu artigo Flor!
    Meus parabéns!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge