Diário de Viagem

Em Gramado: Conheça o Parque Mini Mundo

Se você está planejando viajar para Gramado e curtir o Natal Luz, não pode deixar de encaixar no roteiro uma das melhores atrações da cidade: o Parque Mini Mundo. Quando me falaram que no parque tinha várias miniaturas, confesso que não dei muita importância e achei que seria coisa para criança, porém meus caros, o lugar tem uma magia e encanto que você vai embora querendo morar lá.

A história do parque começou de uma maneira bem fofa, o pai e o avô das crianças da família Höppner resolveram presenteá-las com uma casinha de bonecas e um conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao hotel Ritta Höppner. Com o tempo, decidiram construir uma pequena cidade em miniatura para compartilhar com os hóspedes e, assim, nasceu o Mini Mundo, o lugar que dá vida aos seus mini-habitantes recriando de maneira fiel os cenários do cotidiano.

Antes de começar o passeio pelo parque, pegue o jornalzinho “Notícias do Mini Mundo – A notícia nos mínimos detalhes”, que é distribuído gratuitamente ou faça um tour acompanhado de um dos guias. Garanto que se você seguir essa dica, você vai descobrir várias curiosidades do Mini Mundo e saber os locais estratégicos para uma boa foto.

O Mini Mundo é um parque ao ar livre, que funciona todos os dias da semana, faça chuva ou faça sol, formado por réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo, em sua maioria europeus e brasileiros, que juntas formam uma cidade em miniatura, animada por milhares de mini-habitantes, onde tudo é 24 vezes menor do que a realidade.

A riqueza de detalhes das réplicas e dos mini-habitantes é impressionante. Enquanto você anda, alguns sons podem surgir e quando você localizar de onde vem, ficará surpreso com as referências que o parque faz. O trem que circula para lá e para cá, realmente circula através dos trilhos, pois cada cantinho está interligado. As árvores e flores que decoram o Mini Mundo também são reais, tornando a magia do lugar ainda mais viva. E se você prestar atenção, vai ver que os mini-habitantes respeitam as leis de trânsito e as sinalizações.

As réplicas dos monumentos te fazem viajar sem sair do lugar e para aguentar a variação de temperatura por muito tempo, é necessário que sejam feitas com materiais de qualidade para que durem anos. Uma das curiosidades que o nosso simpático guia, o Limpador de Chaminés, compartilhou é que o Castelo de Lichtenstein foi construído com matéria prima semelhante ao original, e que por isso, é muito pesado. Na foto abaixo está a réplica do Museu Paulista, que assim como o original tem 171 janelas e 84 portas.

Todas essas informações nos deixaram chocados e ainda mais encantados. As réplicas são perfeitas e é possível passar horas conferindo cada detalhe do lugar, que ainda conta com uma cafeteria, espaço kids e lojinha com lembrancinhas lindas para levar para casa. O Mini Mundo é um lugar para crianças e adultos, que realiza durante o ano vários projetos sociais para valorizar os melhores alunos das escolas, a família e arrecada alimentos para o orfanato da cidade. Sabendo de tudo isso, é impossível não amar ainda mais os responsáveis por este lugar mágico, que para a alegria de todos está passando por uma expansão.

Informações

Parque Mini Mundo
Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291, Gramado/RS
Telefone: (54) 3286.4055
E-mail: parque@minimundo.com.br
Horário de Funcionamento: Todos os das das 8h30 às 18h30
Ingresso: R$36 (R$18, meia entrada)

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge