Literatura

Diário de leitura

Esses dias, me senti na obrigação de compartilhar a seguinte charge no facebook:

Isso porque eu reparei que tinha estacionado no estágio 6 dessa charge e não é de agora. Bom, a Thanny já vai levantar o assunto sobre ressaca literária x prazer de ler de um jeito interessante em outro post, e minha situação está meio deplorável então resolvi tentar pensar em alguma coisa que me ajudaria a manter o controle do que tenho lido.

How shameful ?? #GoodreadsReadingChallenge

Uma publicação compartilhada por Raabe Gabriel (@byzinhag) em

A questão não é que não tenho lido. Eu tenho lido bastante, na verdade, mas nada que realmente “conte”. Coloco entre aspas porque as coisas que têm recheado minha lista de leituras são as famigeradas fanfics, ou artigos de revista – coisas que jamais seriam consideradas “livros de verdade”, mesmo que uma fanfic tenha tipo mais de 300 mil palavras.

Além disso, o que também tem acontecido é que nem as coisas que eu deveria ler estou conseguindo. Faz mais de ano que o ebook de “It” está aberto no meu ereader. Eu nem pego o ereader na mão! Semestre passado, era obrigatório ler “Macunaíma”, pergunta se eu li? Isso mesmo, não li. Dois anos atrás, quando eu estava prestando vestibular de novo e aquela lista disgramenta de livros ficava me encarando o que eu fiz? Exatamente, nada. Só assisti aulas de literatura.

Esse desprazer em ler têm atrapalhado não apenas a minha fama de leitora assídua, mas também a vida acadêmica, considerando que estudo Letras e ler é essencial – não apenas os livros obrigatórios, como também o material de estudo, né gente?

Então, com esse diário de leitura (que eu não sei se vou ter forças pra manter por muito tempo, mas força na peruca) pretendo fazer um pequeno registro para vocês sobre o que eu tenho lido nesse tempo como uma auto-recordação de que eu não sou uma fraude e também pra compartilhar um pouco com os que estão passando por essa fase que estamos nessa juntos e tudo vai dar certo se a gente se cobrar menos.

Semana #1: 26 de julho a 1 de agosto

Contextualizando: No começo de julho, finalmente me rendi a quase duas décadas de pressão da sociedade e fui ali assistir um anime. Tudo bem, eu já tinha assistido Pokémon, Digimon, Sakura CardCaptor e Dragon Ball Z quando estava no ensino fundamental, mas eu nunca realmente me dediquei à esses shows e histórias. Acontece que eu estava de mal da Netflix por ter cancelado sense8, por isso não estava querendo assistir nada lá mesmo que eu continue pagando a assinatura, então resolvi me aventurar numa série que logo vai virar filme: Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Desde então, tenho lido um monte de fanfic e muitas páginas de wikipédia referente a esse show até me render (de novo) aos mangás que jurei por muitos anos que não iria ler.
Curiosidade: Livros livros costumavam ser minha maior paixão e orgulho e eu nunca soube ler quadrinhos adultos. Existiu muita Turma da Mônica e Luluzinha em minha vida conforme eu crescia, mas todo esse ideal geek de mergulhar de cabeça em quadrinhos da Marvel e/ou DC nunca me apeteceu. Cerca de 3 anos atrás eu decidi ser “menos poser” e parei de torcer o nariz para as comics. Acontece que agora elas são os únicos livros que eu consigo ler. Oops.

Fanfic: Peanut Butter and Bubble Gum (Fullmetal Alchemist) – +4k palavras
Fanfic: Silence of the Sound (Fullmetal Alchemist) – +55k palavras
Mangá: Fullmetal Alchemist #1 (Editora JBC) – 190 páginas
Fanfic: Angles (Fullmetal Alchemist) – 42/100 capítulos
Livro: Grande Sertão: Veredas* (Editora Nova Fronteira) – 50 páginas

Começando os trabalhos #LB2 #MalTerminouOSemestre

A post shared by Raabe Gabriel (@byzinhag) on

*Grande Sertão: Veredas é um dos livros que eu ~devo~ ler no 4º semestre da faculdade. Ele é composto de 624 páginas (BRANCAS!) de tortura que estão tentando me matar e ele tem estado na minha cabeceira desde que as notas do semestre passado foram divulgadas. Eu já estava começando a achar que esse seria mais um caso “quem precisa ler livro obrigatório???”, mas acontece que os volumes de Fullmetal Alchemist têm periodicidade mensal e embora ainda faltem 11 volumes pra eu alcançar a JBC, os mangás são tão curtos que posso terminar de ler em tipo, 2 dias. Isso, é claro, se seu tivesse comprado todos de uma vez, o que sabiamente não fiz. Mas tem outros dois volumes me esperando lá na estante, então resolvi fazer um acordo comigo mesma: a cada 100 páginas desse GoD fOrSaKeN livro do Guimarães Rosa que eu ler, posso me permitir ler outro mangá. Isso definitivamente vai levar tempo e pode até ajudar com a minha ansiedade, quem sabe?
Talvez… talvez eu até crie coragem para tirar uns 50-100 conto por mês e voltar a comprar aquelas graphic novels da DC pela Eaglemoss de novo. Ainda faltam tipo muitas pra completar, mas deixa a menina sonhar. Quem sabe esse sistema de recompensas me leve a comprar mais quadrinhos do Aquaman? #fff

Fanfic: Reflections (Fullmetal Alchemist) – +1600 palavras

Semana #2: 2 a 8 de agosto

Contextualizando: Tem algumas coisas acontecendo essa semana. As aulas voltam dia 7, que é um dia depois do meu aniversário, quando, inclusive, vou receber a visita da Hypia. Teoricamente, ler vai ser um desafio.
Curiosidade: Terminei de assistir a primeira temporada de One-Punch Man na Netflix (vale a pena, assistam!) e mesmo sabendo que ainda tem um monte de mangá pela frente fui tentar ler alguma fanfic. Comecei várias, mas não terminei nenhuma, porque simplesmente não tenho conhecimento suficiente sobre o universo pra conseguir ter opinião, então deixei quieto. Aparentemente, a primeira temporada vai até o volume 7? Eu sei que são 15 volumes lançados lá fora e que já tem 8 aqui no Brasil (pela Panini), então vou começar a comprar também; inclusive, o primeiro volume já está no meu carrinho de compras, basta cair o salário.

Fanfic: Streifen von Grau (Fullmetal Alchemist) – +1k palavras
Fanfic: Just Him and Her (Avatar: The Last Airbender) – 17/25 capítulos

Como imaginado, com o retorno das aulas, a minha capacidade de leitura diminuiu bastante. Eu sempre sofri com coisas que eram obrigatórias, então não estou nem surpresa por ter aberto mão até mesmo das fanfics.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA #FullmetalAlchemist #EditoraJBC

A post shared by Raabe Gabriel (@byzinhag) on

Um minuto de silêncio para apreciar my boy Roy Mustang na capa do volume 3
Vale ressaltar, no entanto, que passei boa parte dessa semana escrevendo. Tem um arquivo na minha nuvem que já tem mais de 30k palavras, sem contar os outros capítulos soltos de WIPs espalhados por aí. Além do mais, meu trabalho de tradutora também faz com que eu leia um monte de cartas de estranhos, então acho que isso devia contar para alguma coisa, né?

Inclusive, chegaram mais dois volumes de Fullmetal e o primeiro volume de One-Punch Man aqui em casa, pra servir de incentivo extra eu acho, mesmo que eu esteja mesmo de olho naquele lançamento de Turf Wars que ainda ta meio caro, mas essa é a vida de quem tem que comprar coisa importada, né não? (Turtles all the way down, estou olhando pra você)

No mais, já tem uma pequena pilha de textos teóricos pra eu ler, e olha que eu só tive dois dias de aula até então. A vida, ela não é fácil. Mas segue o baile.

Semana #3: 9 a 15 de agosto

Contextualizando: Com as aulas oficialmente à todo vapor, vou começar a considerar os textos teóricos para esse diário de leitura também. Se eu chegar a ler algum texto teórico. Inclusive, roda de oração pelo meu pedido de One-Punch Man pela Amazon (é o volume 2) (não, eu ainda não li o volume 1, mas se você der uma olhadinha alí em baixo vai perceber que voltei a ler Grande Sertões *wink wink*) (#FFF)
Curiosidade: Ajudei a organizar um “prompt challenge” no fandom de Legends of Tomorrow, então provavelmente vai aparecer bastante fanfic de Captain Canary na lista dessa semana.

Livro: Grande Sertão: Veredas (Editora Nova Fronteira) – 72 páginas
Fanfic: Grasping the truth (Legends of Tomorrow) – +1300 palavras
Fanfic: A Little Capsule of Goodness* (Legends of Tomorrow) – +2200 palavras

https://ccficwithapic.tumblr.com/post/162481231307/welcome-to-the-first-captain-canary-fic-with-a-pic

*Eu participei do evento para ajudar na parte gráfica (pic da fic) e fui pareada com a Shanachie, o que quer dizer que li essa fic muitas vezes até (e mesmo depois de) chegar no resultado desse set. Estressante, mas divertido.

Fanfic: Just Him and Her (Avatar: The Last Airbender) – 25/25 capítulos (+32500 palavras)
Fanfic: All the fear has left me now (Legends of Tomorrow) – +1100 palavras
Fanfic: Five Years (Legends of Tomorrow) – 2201 palavras
Fanfic: His Worst Fear (Fullmetal Alchemist) – +2300 palavras
Fanfic: An Unexpected Game (Fullmetal Alchemist) – +1200 palavras
Fanfic: One Night (Fullmetal Alchemist) – +1400 palavras
Fanfic: Breath & Pulse (Fullmetal Alchemist) – 877 palavras
Fanfic: The H-Bitez Collection (Gorillaz) – +4300 palavras
Fanfic: Love (Fullmetal Alchemist) – +7400 palavras
Livro: Sejamos Todos Feministas (Companhia das Letras) – 24 páginas
HQ: The Legend of Korra: Turf Wars #1 (Dark Horse) – 80 páginas
Mangá: Fullmetal Alchemist #2* (Editora JBC) – 192 páginas

*Se você olhar bem, eu não alcancei as 100 páginas de Grande Sertão, mas como eu li todo o livro da Chimamanda enquanto esperava a sessão de Valerian começar, resolvi que merecia um momento “treat yo’self”.

Fanfic: Drunk Words, Sober Thoughts (Fullmetal Alchemist) – +2500 palavras

Semana #4: 16 a 22 de agosto

Contextualizando: Por motivos de razões, tranquei o semestre da faculdade. Doeu, porque eu queria muito assistir as aulas de Literatura Brasileira, mesmo que isso signifique ter que ler um monte de livros que eu não queria ler. Pelo outro lado, estava tendo feira do livro na letras, então eu comprei Neuromancer por R$22,00!!!!!!! E também comprei Persepolis (que eu queria há ANOS), então acho que vou ler. Pra completar, a Amazon estava com promoção na sexta e o autocontrole no bolso é necessário nessa vida D;
Curiosidade: Como It, A Coisa vai estreiar dia 7 de setembro, resolvi começar a ler. Eu gosto de Stephen King, acho uma leitura fácil, então vamo que vamo. Aquela regra que eu estava usando pra Grande Sertão… Acho que vou usar pra It. Estou pensando… em a cada “parte” terminada, vou me permitir um mangá/quadrinho. Acho que dá certo, né?

Mangá: One-Punch Man #1 (Panini Comics) – 208 páginas
Fanfic: Hope, Coffee, and Melody (Fullmetal Alchemist) – 772 palavras
Fanfic: Rainy Days (Fullmetal Alchemist) – +2400 palavras
HQ: Avatar – The Last Airbender: North and South #1 (Dark Horse) – 80 páginas
HQ: Avatar – The Last Airbender: North and South #2 (Dark Horse) – 80 páginas
HQ: Avatar – The Last Airbender: North and South #3 (Dark Horse) – 76 páginas
Livro: It (ebook) – 11%
Fanfic: Central Traditions (Fullmetal Alchemist) – +2200 palavras
Fanfic: Kowai (Fullmetal Alchemist) – +3k palavras
Fanfic: Fight Fire With Fire (Fullmetal Alchemist) – +2400 palavras
Fanfic: Letter (Fullmetal Alchemist) – +2700 palavras
Fanfic: Fools (Fullmetal Alchemist) – +2100 palavras
Mangá: Fullmetal Alchemist #3 – 192 páginas

Saldo do mês

Palavras: +133950
Capítulos*: 42
Páginas: 1266
%*: 11

Quase 134 MIL palavras? Talvez até mais que isso? E essa quantidade de páginas??? É tipo, o dobro do Grande Sertão: Veredas que eu estou me matando pra ler, tudo espalhado em vários outros livros! Além do mais, olha isso!!!! Redenção com apenas um mês de desafio!!!

Sucesso!!!!!! #DesafioDiárioDeLeituraWT #SóTemQuadrinhos ?

Uma publicação compartilhada por Raabe Gabriel (@byzinhag) em

No início do ano, esse desafio era de 30 livros, e quando chegou em maio? acho, tive que abaixar para 20 porque a ideia de chegar a ler 30 livros esse ano parecia, como dizem as línguas, burlesca. Agora, ela é quase palpável. Eu sei lá o que vai acontecer nesses últimos +3 meses de 2017, mas parece que tem uma luz no fim do túnel literário, acho eu.

Que outros jeitos vocês têm utilizado para manter as leituras em dia? O meu veio de ler muitos quadrinhos, como podem observar. E apesar de ter um monte de livro-livro começado, eu tenho é pegado coisa nova pra ler. (Pra ser sincera, acho que estou arruinada agora que vivi na pele a facilidade que é comprar coisa pela Amazon. Parece que minha estante vai voltar a ser habitada afinal. Veremos.)

Obrigada por acompanhar esse post até o final, vocês são os verdadeiros MVPs! E força na peruca que daqui a pouco eu volto com mais.

Obs: A partir de agora, vou começar a fazer esse diário de duas em duas semanas. Vamos ver quanto tempo eu duro! haha #FFF

*Esses capítulos e essas porcentagens são referências às leituras incompletas que não consigo medir em páginas ou palavras.

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge