Literatura

Circus Mirandus, Cassie Beasley

Por David Andrade

Cassie Beasley formula a pergunta chave para está leitura: você acredita em magia?

Circus Mirandus, Cassie Beasley

Repleto de um encanto bem característico aos conhecedores do universo Disney, este livro tem um toque pessoal e místico, capaz de transportar o leitor a uma leitura cheia de aprendizagens pessoais e momentos sufocantes de emoção. Engraçado, emotivo e atrativo, “Circus Mirandus” não só tem uma edição linda, com uma capa ainda mais linda, como também apresenta um enredo fantástico.

Em sua história iremos conhecer o personagem Micah, um garotinho de 10 anos que sempre acreditou na magia e nas histórias que eu amado avô, Ephraim contava. Muito felizes um com a presença do outro, Micah vê seu mundo ruir quando seu avô adoece e sua situação vai piorando gradativamente. E a chegada de Gertrudes, irmã de seu avô, só pioram as coisas. Mas Micah também não esperava que fosse descobrir que o circo que tanto ama realmente existe, e talvez seja a única oportunidade de salvar a vida dele. O famoso homem conhecido como Dobra-Luz, o mágico mais poderoso do Circus Mirandus, deve um milagre a Ephraim, mas para que este pedido se realize, alguém precisa ir pessoalmente a ele. Dessa forma, Micah e sua amiga Jenny, embarcam nesta empreitada em busca do Dobra-Luz, tendo que retornar antes que o tempo de seu avô acabe. Estaria Micah disposto a tudo para salvar aquele que ama? Que mistérios guardam as cortinas de um circo místico e enigmático?

Ilustração Tigre - Circus Mirandus, Cassie Beasley

É inegável que a trama construída por Beasley não seja atrativa. Além de trazer um tema diferente, apresentando um circo como o cenário central de toda a obra, diversos outros aspectos no texto remetem a uma imagem totalmente diferenciada sobre o cenário em si. Narrado em terceira pessoa, a história não só é contada por diversos personagens, abrangendo um campo maior e fornecendo ao leitor uma visão bem panorâmica de toda a trama, como também trás elementos que retomam o passado destes personagens, justificando suas escolhas e personalidades. Com um apurado engraçado de protagonistas, “Circus Mirandus” é uma fantasia geniosa, deliciosamente engraçada e muito leve, perfeita para se ler nas tardes de um fim de semana. E o melhor de tudo é finalizá-la desejando por mais. A escrita de Beasley é tão viciante que você se pega embargado pela leitura, só fechando-o ao término do livro.

Micah é tudo o que poderia se pedir de um protagonista excêntrico e estereotipado. Corajoso, engraçado e com um visual ingênuo e infantil, a história ganha ainda mais cores conforme seus capítulos e personalidade vão se destacando dos demais. Além disso, só sua relação com seu avô (nosso núcleo drama emotivo aqui), rende um bom debate e não deixa a obra cansativa ou repetitiva, pelo contrário, gera uma quebra interessante que atiça a curiosidade do leitor.

Ilustração - Circus Mirandus, Cassie Beasley

Fora ele, não podemos nos esquecer do Dobra-Luz, um dos personagens mais sábios da obra. Com uma pegada meio Dumbledore e, ao mesmo tempo, anti herói, ele é a complexidade de toda a trama. Seus diálogos são os que carregam a maior carga emotiva e reflexiva do livro, e suas aparições são sempre bem retomadas, descritas, encantadoras. Digamos que ele tenha um traço de personalidade complexo e ao mesmo tempo cativante, de maneira que o leitor que se aventurar pelas páginas deste livro não poderia jamais não gostar dele, mesmo com as decisões “improváveis” e “erradas” que venha a tomar ou provocar. Colocar ele entre uma categoria de bem ou mal não seria suficiente para descrevê-lo.

Merece um pequeno destaque também o personagem Ephraim, que como Micah, cativa o leitor desde os primeiros instante, embora sua personalidade não seja focada especificamente em momento algum da obra. O que é uma pena, de fato, já que haveria muitas coisas para se contar dele caso a autora quisesse explorar.

É fato mais que comprovado que “Circus Mirandus” é uma deliciosa fantasia com personagens inesquecíveis. Com uma pitada de suspense e magia, Cassie Beasley arquitetou a fórmula certa para uma obra positivamente atrativa, e a Editora Agir Now conseguiu recriar uma edição que transmita tal sentimento.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Circus Mirandus
Autor: Cassie Beasley
Tradução: Maryanne Linz
Número de Páginas: 288
Edição: 2015
ISBN: 9788522032280
Editora:Agir Now
Preço: R$39,90
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge