Literatura

Anima, Anna Giovannini e Fran Briggs

O ditado já dizia que “promessa é dívida”, então estou aqui para cumprir o que prometi no post sobre o Anime Friends: contar minhas impressões sobre Anima, feito pelas maravilhosas Fran Briggs e Anna Giovannini.

Em uma das passagens com a By pela sala de imprensa do evento, ouvimos a sugestão de passar na mesa da Fran na Artist’s Alley – e as palavrinhas “releitura de conto de fada” sobre esta produção me convenceram a comprar um exemplar. O formato é em quadrinho, desenhado em estilo de mangá – com leitura na ordem ocidental – mas vou chamar de “livro”. A propósito, gostei bastante do estilo dos traços, achei a arte bastante bonita.

A narrativa é inspirada no conto da Bela e a Fera: alguém que nossa protagonista conhece acaba indo parar no local onde a Fera mora e é aprisionada, só que desta vez não é o pai dela. A “Bela” desta história – que aqui tem o nome de Amadeus – vai e fica no lugar pra que a pessoa seja solta, e ela e a Fera acabam se apaixonando. Em vez de pessoas transformadas em objetos, aqui temos alguns personagens amigos da Fera – que aqui tem o nome de Damaran – que eu achei tão divertidos quanto Lumiere, Madame Samovar, Zip, Horloge e companhia – ou até mais. E, sim, tem uma versão do Gaston aqui também.

Algo que me chamou bastante a atenção é que, enquanto a Bela dos filmes é considerada fora dos padrões do lugar onde ela mora, a personagem principal aqui tem é uma reputação bem ruim no lugar onde ela mora, por um motivo que eu acho que vai ser bem mais interessante descobrir ao ler no quadrinho do que eu contar aqui.

Um detalhe que eu gostaria que tivesse sido um pouco mais explorado tem a ver com um diálogo sobre a amiga da Amadeus que tinha sido aprisionada pela Fera – uma informação fica mais ou menos subentendida e eu ia ficar contente se fosse declarado de um jeito mais direto.

O final também lembra o do conto que a gente já conhece: uma galera vai tentar matar a Fera, a protagonista ajuda a salvar a pele dele e pouco depois a gente lê o final feliz. Tem diferenças em comparação com o que a gente já viu de Bela e a Fera no cinema; não vou contar aqui um dos detalhes que eu senti falta nessa releitura também pra não estragar (quatro estrelas e meia em vez de 5 por causa desse ponto), e nem algumas diferenças que eu achei um tanto inesperadas – tem a ver com a situação da Fera ao final do livro, e sobre como esse fato influencia o relacionamento dele com a Bela daqui.

A Fran e a Anna estiveram na CCXP em 2017, e estou torcendo pra que elas estejam em algum evento aqui na minha região em breve – as duas tem outra produção juntas, que se chama Mercenários, e que depois de ter lido Anima eu estou curiosa pra conhecer.

Outra promessa: escrever com mais frequência!

informações

Título: Anima
Autor: Fran Briggs (autora) e Anna Giovannini (ilustradora)
Número de Páginas: 240
Edição: Primeira, 2016
ISBN: 9788583650584
Editora: Jambô
Preço:: R$ 29,90
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge