Cinema

A Série Divergente: Insurgente (2015)

Se me perguntarem o quão awesome é Insurgente, a sequência de Divergente, tanto livro quanto filme, a resposta vai ser: HELLA.

insurgente

Da mesma forma do livro, Insurgente começa onde Divergente parou. A fuga desenfreada de Tris (Shailene Woodley), Four (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller) e Marcus (Ray Stevenson) vai parar em Amity, onde todo mundo é paz e amor. Tris está tendo muita, mas muita mesmo dificuldade em lidar consigo mesma depois de todas as mortes e perdas. Sua luta interior é essencial para que ela consiga desmantelar o esquema de Jeanine (Kate Winslet) e descobrir o que fez uma facção destruir outra facção completamente só para conseguir desvendar esse grande segredo.

Inclusive é aí que está a primeira mudança. Pelas minhas fracas lembranças de 2012, Jeanine estava sangrando parte da cidade por causa de um segredo que ela não queria que fosse revelado, mas no filme o que ela mais quer é provar que esse segredo se trata de: os divergentes são problema e devem ser elimidados como ela vinha fazendo e todo o sangue em suas mãos foi por um propósito maior.

Pra falar a verdade, essa mudança não afetou em nada a minha vida, eu estava amando o filme mesmo assim.

Se a gente voltar quase 3 anos atrás, na minha resenha de Insurgent – o livro -, um grande ponto é a violência de suas quinhentas e tantas páginas. Era sangue pra tudo quanto é lado, morte atrás de morte, a gente nem tinha tempo de se apegar aos personagens. Com o filme, não houve tempo de apegamento porque a parada toda durou menos de duas horas. Muitos dos personagens chave de Insurgent que tinham sido apresentados em Divergent (sendo Uriah (Keiynan Lonsdale), Marlene (Suki Waterhouse) e Lynn (Rosa Salazar) talvez os mais importantes) só tiveram um pouco de tempo na telona no segundo filme e quem não leu os livros não vai conseguir conectar com eles do jeito que deveria. Até mesmo Tori (Maggie Q), dona do melhor quote do livro (“Nós duas temos guerra dentro de nós. Às vezes isso nos mantém vivas. Às vezes ameaça nos destruir.”), quase não apareceu do jeito que esperávamos que apareceria e seu arco não foi aproveitado ou até mesmo dado para outros personagens.

Obviamente, a cena que eu destaquei na resenha do livro também entrou para o meu hall de preferidas no filme. #NeverEndPeterTris2k15 Peter and Tris são, de longe, os melhores frenemies EVER. E V E R. A luta que eles engajam em Amity é linda de assistir.

Inclusive, talvez para compensar a ausência de mortes, o filme veio repleto de lutas, sejam no ambiente “real” ou nas simulações. É lindo, sério. Itens importantes da minha lista de Coisas Que Senti Falta em Allegiant.

insurgente shailene woodley

Falando em Allegiant (eu me recuso a usar o nome em português, tipo, srly guys???), conforme fomos chegando aos minutos finais do filme eu fui ficando “??????????” e “????????????????????” e “ué????” porque Insurgent, o livro, termina em tal nível de tensão, fundamental para o começo de Allegiant e então o filme não????? E tipo, que que ceis vão fazer com isso, roteiristas????? Tem algum plano secreto por trás dessas mudanças ou????? Fiquei muito curiosa, viu.

ENTRETANTO, isso só me deixou mais empolgada com o filme. Seria porque eu não gosto do terceiro livro e as mudanças têm potencial de transformar os dois últimos filmes? Quer dizer, é claro que eles podem dar um jeito de matar todo mundo que era pra ter morrido em Insurgent e foi poupado (cadê o Fernando, caras? Foi ele que deu nome ao livro, porque tirar o Fernando de nós???), mas mesmo assim, aquele final foi muito… HEY, você que leu o livro vai entender do que eu to falando, porque você vai ver o filme no cinema, né? Vai sim, vale muito a pena, vai sim cara!

E eu que tava bem “se pá nem vou ver os dois últimos, nem gostei do livro” já to até reconsiderando.

Esse é meu veredito.

Perguntas para a posteridade:

  • Como será que eles vão inserir a parada da tirolesa no very ending do último filme sem isso parecer uma coisa completamente aleatória para as pessoas que não leram os livros?
  • Será que os roteiristas viram que o mundo inteiro odiou Allegiant e resolveu fazer um final completamente diferente baseado em fanfics?
  • Será que nossos favoritos vão continuar vivos ao final de Allegiant pt 2?

ficha técnica

insurgente

 

Título original: The Divergent Series: Insurgent
Direção: Robert Schwentke
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Ansel Elgort, Miles Teller, Octavia Spencer, Naomi Watts, Kate Winslet, Rosa Salazar, Maggie Q, Keiynan Lonsdale, Jai Courtney, Zoe Kravitz
Roteiro: Brian Duffield, Akiva Goldsman, Mark Bomback
Trilha sonora: Joseph Trapanese
Duração: 119 min
País: EUA
Gênero: ação, sci-fi, distopia
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Susan Kelly
    22/03/2015 at 7:44 pm

    /smile Finalmente achei alguém que pensa parecido comigo sobre o filme…

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge